25 - fevereiro - 2021

Dsenho: Meu Prédio Favorito

Uma vez me perguntaram qual era o meu prédio favorito em Curitiba.

Como fotógrafo de arquitetura e interiores, minha admiração pelos edifícios vêm da estética. Mas eleger um prédio favorito vai muito além disso.

Como graduado em engenharia civil, sempre admirei a capacidade da arquitetura e do urbanismo em melhorar, direta e indiretamente, a vida das pessoas. Não só nos aspectos práticos, mas também nos visuais.

No campo econômico, edifícios são o sinal de desenvolvimento de uma cidade. E Curitiba tem muitos e com variedade de estilos.

Pouco mais de cem anos após o primeiro prédio construído na cidade, acredito que Curitiba conquistou tradição e maturidade em suas edificações. É notável como alguns dos últimos lançamentos se destacam pela sua contemporaneidade, atemporalidade e principalmente pelas suas singularidades.

São edifícios únicos, em que é perceptível o carinho e atenção aos detalhes. Fogem dos padrões das construtoras mais tradicionais e foram inseridos na cidade como uma precisa pincelada numa obra de arte em construção, levando requinte e sofisticação para a região em que se encontram.

Alguns prédios têm pretensões de serem os mais “mais”. No meu prédio favorito, a pretensão foi muito mais singela: a de criar um espaço para que possamos desenhar o lugar mais sagrado que existe para cada um de nós; nossas casas, nossos lares.

Sua fachada horizontalizada, juntamente com o uso equilibrado dos materiais, confere atemporalidade e singularidade ao projeto.

fachada

No térreo, os canteiros abundantes, pilares redondos e o fechamento em vidro faz com que a transição entre o prédio e solo seja leve e fluida. O hall de entrada também contribui, sendo um espaço de transição entre a rua e o interior do edifício.

entrada

Além disso, o hall de entrada também é uma galeria de design brasileiro, com peças de Lina Bo Bardi, Jader Almeida, José Zanine Caldas, Aristeu Pires, Flávio de Carvalho, Sérgio Rodrigues, Marcelo Caruso, Bernardo Figueiredo, Fernando Mendes e do próprio Leandro Garcia, arquiteto responsável pelo projeto de interiores.

Decoração

As peças foram precisamente dispostas e estão conectadas pelo tapete amarelo de desenho orgânico que ocupa quase todo o espaço.

decoração

decoração

decoração

Por isso, meu prédio favorito é o DSENHO. Irmão mais novo do Nomaa Hotel, também incorporado pela IDEE, o projeto já nasceu maduro. E acredito que continuará atual e admirado pelos próximos cem anos.

decoração

O projeto de arquitetura é do premiado escritório Arquea Arquitetos, formado pelos arquitetos Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amim Tavares.

Agora imagina o tamanho do meu sorriso quando a Decor Influencer me convidou para fotografá-lo!

decor-influencers-01